Saiba por que o seguro garantia contratual é a melhor opção para as empresas que precisam assegurar o cumprimento de contratos.

Ao vencer uma licitação, a empresa pode ter que apresentar garantia para o cumprimento do contrato. Um dos motivos para a exigência desta garantia é assegurar eventual indenização ao contratante pelos prejuízos causados pela empresa ao descumprir as obrigações assumidas na assinatura do contrato. Essa garantia é geralmente solicitada em contratos com o Poder Público para execução de obras e projetos, fornecimento de materiais, equipamentos ou mão de obra e prestação de serviços, e também por empresas privadas de grande porte, por exemplo.

Uma das modalidades que pode ser apresentada na fase de assinatura do contrato é o Seguro Garantia Contratual – mais conhecido como Performance Bond. Assim como em outras modalidades do seguro garantia, esta é a solução mais vantajosa para as empresas que precisam assegurar o cumprimento do contrato firmado. Diferente das outras formas de garantias do mercado, como a caução em dinheiro, fiança bancária, títulos da dívida pública, o seguro garantia pode ser contratado de forma imediata, online e tem o melhor custo-benefício.

Vale ressaltar que essa modalidade de garantia não é a mesma apresentada durante o processo licitatório, mas sim uma garantia que assegura que as obrigações presentes no contrato serão cumpridas.

Neste post vamos falar sobre os benefícios da utilização de um seguro garantia contratual e de que maneira isso pode ser feito.

Como funciona o seguro garantia contratual

O seguro garantia contratual é uma forma de proteção para a Administração Pública ou empresa privada, que está contratando, por exemplo, a prestação de um serviço. Caso aconteça algum descumprimento do que está coberto pela apólice, o contratante aciona a seguradora para tentar reverter a situação. Dessa maneira, o cumprimento das obrigações é garantido, assim como a continuação da relação entre as partes contratantes.

Uma das razões de se exigir a garantia contratual é a necessidade de comprovar que o vencedor da licitação tem condições de executar as obrigações assumidas na assinatura do contrato. Segundo o artigo 56 da Lei nº 8.666/93, pode ser exigida do vencedor da licitação uma garantia contratual nos contratos assumidos entre o poder público e empresas privadas.

Vantagens do seguro garantia contratual

Economia

O seguro garantia contratual é diferente, por exemplo, da fiança bancária, pois não afeta a linha de crédito bancária do contratado. Também é mais vantajoso do que a caução em dinheiro, porque, não descapitaliza a empresa de imediato. O seguro garantia é calculado após uma análise dos riscos do negócio, o que garante um valor com taxas melhores e menos custosas do que as outras opções de garantia.

Rapidez

A aprovação de outras opções de garantia como a fiança bancária ou a caução em dinheiro, pode levar até 15 dias. Já o seguro garantia pode ser contratado na plataforma Junto Seguros em três passos simples para solicitar o seguro garantia online: primeiro a empresa deve informar o CNPJ e aguardar a cotação do seguro, depois o cadastro deve ser concluído e a apólice emitida. Por fim, é só verificar a apólice enviada para o e-mail cadastrado e o boleto para pagamento.

Maior cobertura

A fiança bancária tem que ser renovada todo ano e são cobradas taxas pela renovação. Já o seguro garantia contratual é válido durante todo o prazo original do contrato. Fique atento quando da formalização de um aditivo, para que a garantia seja adequada aos novos termos do contrato!

O seguro garantia contratual apresenta vários benefícios para o contratante, podendo até ser um diferencial competitivo para a empresa que participa de uma licitação. Tudo isso explica porque o seguro garantia é a melhor opção de garantia para participar de uma licitação, fechar um contrato ou recorrer em uma ação trabalhista!

A Junto Seguros já emitiu mais de 1 milhão de apólices e conta com mais de 20 anos de mercado. Com a gente, sua empresa é capaz de simular o valor para contratação em um ambiente virtual protegido e realizar a emissão da apólice online. Acesse e comprove!

*Aviso legal: A este produto da Junto Seguros S.A. é aplicável o regime legal de sub-rogação, cabendo à seguradora o direito de regresso em face dos causadores do dano, e eventuais fiadores, a fim de buscar ressarcimento dos valores pagos a título de indenização securitária, e respectivos custos, nos termos e limites estabelecidos em lei e demais instrumentos contratuais de contragarantia eventualmente firmado com a seguradora.

Mostrar comentáriosFechar comentários

Deixe seu comentário