Participar de licitações pode ajudar a empresa a não fechar o ano no vermelho, além de oportunizar crescimento para o negócio

Fazer o negócio crescer é um dos desafios da maioria dos gestores, pois garantir a prosperidade e o crescimento de uma empresa é o desejo de todo empreendedor. Para conquistar esse objetivo, a empresa deve aumentar seu faturamento, o que consequentemente gerará mais lucro. Mas, por onde começar? A participação em licitações pode ser uma das maneiras de fazer com que a empresa não feche o ano no vermelho.

Abaixo, explicamos como funcionam as licitações, como participar dos certames e quais são as vantagens que a empresa pode adquirir ao se inserir em um processo licitatório.

Como acelerar o crescimento da empresa participando de licitações?

Não importa a área de atuação do seu negócio ou se é de pequeno, médio ou grande porte.

Por que a licitação é uma oportunidade para aumentar o faturamento da empresa? Porque segundo estudo elaborado pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), as licitações públicas movimentam entre 15% e 20% do Produto Interno Bruto dos países.

Para participar, a empresa deve primeiramente consultar as licitações atualmente abertas. Após localizar aquelas às quais a empresa é capaz de atender, o próximo passo é ler atentamente os editais e providenciar os cadastros e documentos exigidos. Dentre eles poderá estar a garantia da proposta.

A Garantia da Proposta é apresentada juntamente com os documentos de habilitação, para comprovar a saúde financeira do licitante. Uma das melhores maneiras de apresentar essa garantia é por meio de um Seguro Garantia.

Benefícios de participar de licitações

Nas licitações, as compras são realizadas em grande quantidade, o que favorece preços competitivos. Já o contrato firmado entre os órgãos e a empresa vencedora da licitação geralmente tem um prazo maior do que o praticado no mercado privado, podendo até ser prorrogado. Além de ser lucrativo, o contrato garante que ocorrerá o pagamento.

Outro benefício para as empresas que vendem produtos ou prestam serviços para a Administração Pública é a menor concorrência, pois muitas empresas ainda desconhecem as regras de participação e das vantagens das licitações. Por isso, normalmente, você concorrerá com empresas consolidadas no mercado, dotadas de certa capacidade técnica e boa saúde financeira.

Além disso, a participação em licitações pode render para sua empresa retornos de até três vezes maior que no mercado privado, o que representa um grande investimento.

Tem interesse em saber mais sobre licitações e todo o universo que envolve a participação de empresas nos certames? Continue acompanhando o nosso blog. A Junto Seguros é especialista em garantias e possui mais de 20 anos de atuação no mercado. Acesse nosso site e saiba mais! 

Mostrar comentáriosFechar comentários

Deixe seu comentário