Os interessados em vender para a instituição devem se cadastrar previamente como fornecedor e acompanhar todo o processo no portal da Caixa 

A licitação é um processo necessário e muito importante para o setor público de forma geral. Algumas instituições possuem uma organização própria de suas demandas e por isso é necessário estar por dentro de como elas funcionam. 

licitação da Caixa Econômica Federal é um exemplo. Os editais sempre estarão disponíveis também no Portal Nacional das Contratações Públicas e no Portal da Transparência, mas o banco possui sua padronização e faz as divulgações em seu site. 

Novo na área de licitações? Saiba como funciona o processo!

Levantamos os principais pontos sobre as licitações da Caixa para te ajudar a ficar por dentro de como vender para essa instituição! 

Como são as licitações da Caixa? 

Quando possui alguma necessidade de compra de um produto ou serviço, a Caixa lança um edital, conforme o previsto na lei 14.133/21 para todas as entidades públicas. 

Normalmente as modalidades escolhidas para os processos são o pregão eletrônico ou compra direta por dispensa de valor. 

Podem participar empresas que façam o cadastro prévio para fornecer ao vencerem a licitação. 

Seguro Garantia Licitação

Como fazer o cadastro de fornecedor para as licitações da Caixa? 

O cadastro começa no portal em que o participante preenche algumas informações iniciais e deve em seguida, finalizar o cadastro presencialmente em qualquer agência da Caixa, apresentando os documentos: 

  • Contrato Social e Alterações (cópia autenticada ou cópia acompanhada do original); 
  • CNPJ em situação “ATIVA” na Receita Federal; 
  • Documentos de identificação dos sócios, sendo aceito RG, carteira de motorista ou passaporte e CPF original ou cópia autenticada; 
  • Documentos de identificação do representante legal da empresa, sendo aceito RG, carteira de motorista ou passaporte e CPF original ou cópia autenticada; 
  • Procuração Pública, se for o caso, com poderes específicos para representar em licitações de Compra e Venda. 
Imagem do portal Licitações Caixa na área do cadastramento digital do licitante.
Imagem do portal Licitações Caixa na área do cadastramento digital do licitante.

Em seguida, é necessário criar e validar a senha de acesso ao sistema de licitação online. A partir disso, o fornecedor cadastrado poderá escolher o edital que queira participar. 

Fique atento: essa senha deve ser trocada a partir de 100 dias consecutivos sem login no sistema o usuário é bloqueado e uma nova senha deve ser criada. 

Como participar das licitações da Caixa? 

No portal Licitações Caixa, é possível verificar, após o login, todos os certames que estão em aberto ou em andamento. 

A partir disso, o licitante define qual deles deseja participar e realiza o credenciamento no edital em específico, sinalizando a intenção em concorrer. Isso é necessário a cada processo licitatório que decidir participar. 

Diretamente no painel é possível também realizar impugnação e questionamentos. 

Estando tudo certo, a empresa poderá fazer o envio de sua proposta por item de interesse. Ao ser acionada a possibilidade de realizar lances, ficarão disponíveis os itens liberados para essa etapa. 

Imagem do portal Licitações Caixa na área de envio da proposta para o edital escolhido.
Imagem do portal Licitações Caixa na área de envio da proposta para o edital escolhido.

Durante a disputa, o portal também disponibiliza outras ações como negociações, envio de documentos e habilitação, envio de amostra ou protótipo, recurso, contrarrazão, defesa e mais opções disponíveis na área de login do participante. 

A transparência nas licitações da Caixa 

Assim como definido pela Nova Lei de Licitações 14.133/21, a divulgação e publicidade de editais e processos licitatórios é online em sites oficiais como o Portal Nacional das Contratações públicas. 

A Caixa disponibiliza todas as informações também de forma pública em seu próprio portal. 

O usuário pode encontrar certames em andamento e já concluídos informando alguns dados na hora da pesquisa. 

Seguro Garantia é Simples e Economico

A garantia nas licitações da Caixa 

A legislação atual prevê a possibilidade de exigência de garantias de proposta e de execução dos contratos em editais. 

Essas garantias ajudam as instituições a se certificarem de que o participante será fiel à proposta que fez na participação do certame ou que concluirá o projeto por completo, respectivamente.  

A necessidade dessa documentação é de escolha do órgão licitante e será destacada no edital. 

É importante saber que as publicações da Caixa são focadas em grande parte na modalidade de pregão eletrônico que não prevê garantia de propostas, mas poderá solicitar garantia para o contrato vencedor. 

O seguro garantia é previsto pela Nova Lei de Licitações e uma das opções de melhor custo-benefício com liberação rápida e digital. 

Para saber mais vantagens desse produto, acesse nosso site ou faça o cadastro na plataforma! 

Faça uma cotação de Seguro Garantia Judicial