Entenda o que é e quais são as vantagens que o Seguro Garantia pode oferecer a empresas de diversos tamanhos

O Seguro Garantia para empresas é uma modalidade de garantia que visa assegurar as obrigações assumidas por uma pessoa jurídica, para que sejam cumpridas, podendo tratar-se de: editais de licitação, fornecimento de bens e equipamentos, prestação de serviços, fabricações, decisões judiciais, entre outros.

No conteúdo a seguir, abordaremos em quais situações uma empresa pode contratar o Seguro Garantia e de que forma este pode ser utilizado. 

Como funciona o Seguro Garantia para empresas

O Seguro Garantia pode ser contratado por pequenas, médias ou grandes empresas de diversos segmentos, que desejam participar de licitações ou precisam assegurar contratos, sejam eles públicos ou privados. Nessas situações, é possível que o contratante solicite à empresa, através do edital, a apresentação de uma garantia para certificar que o produto ou serviço contratado será entregue.

Quando o Seguro Garantia é utilizado em licitações?

A Garantia de Proposta é uma das condições exigidas pelo Contratante para a habilitação de uma empresa (Contratada) ao participar de uma licitação, nas modalidades Concorrência Pública, Carta Convite, Tomada de Preços e Leilão.

Já a Garantia Contratual é exigida quando o contrato é assinado pela empresa vencedora da licitação, para garantir que ela irá cumprir suas obrigações dentro do prazo estabelecido no contrato.

Em resumo, a Garantia da Proposta é apresentada por todos os licitantes na entrega da proposta do processo licitatório e a Garantia Contratual é exigida apenas da empresa vencedora do certame, para assegurar a assinatura do contrato. Nos dois casos, o Seguro Garantia é a opção mais vantajosa. Entenda como funciona e porquê:

Benefícios do Seguro Garantia para as empresas

Diferentemente da fiança bancária ou da caução em dinheiro, o Seguro Garantia possui o melhor custo-benefício. Isto porque, é feito de forma imediata, com menos burocracia e por meio online.

Aprovação simples e rápida

A contratação é feita online, a aprovação é rápida e a apólice pode ser emitida em até algumas horas, a depender do envio de alguns documentos.

Vigência

A vigência do Seguro Garantia acompanha a duração do contrato. Isso garante rapidez nas operações e menor custo.

Custo-benefício

O custo de um Seguro Garantia costuma ser menor que o de uma fiança bancária, por exemplo, principalmente pelo fato de seu valor não estar ligado diretamente às taxas de juros. Além disso, não é uma operação bancária e sim de seguros, ou seja, não restringe o acesso ao crédito.

Independência nas operações

A contratação do seguro garantia depende do desempenho financeiro da empresa, ao contrário da fiança bancária, que considera o mercado financeiro e a reciprocidade. A Junto Seguros é a referência em Seguro Garantia, capaz de cotar qualquer modalidade em um ambiente virtual protegido, com envio de documentos online e emissão de apólice 100% online.

Tem interesse em saber mais sobre o assunto? Continue acompanhando o blog e tenha acesso a mais conteúdos sobre o Seguro Garantia. Ou então, acesse nosso site e saiba mais! juntoseguros.com

Mostrar comentáriosFechar comentários

Deixe seu comentário