Investimento no digital promove evolução em produtos e serviços além de trazer inovação às necessidades do setor 

O mercado segurador tem abraçado cada vez mais a tecnologia e todas as oportunidades que ela vem proporcionando no setor. 

E a revolução digital atinge desde as seguradoras já consolidadas até as recém-criadas insurtechs, que veem um futuro ainda mais prático e dinâmico para os seguros. 

Entenda como tem sido essa transformação e seu impacto direto nos produtos e no mercado. 

Faça uma cotação de Seguro Garantia Judicial

Tecnologia como mudança no cenário segurador 

Assim como em quase todas as áreas, o consumo na área de seguros também mudou com o avanço das ferramentas digitais. 

Com uma projeção positiva em ampliar a experiência que o consumidor tem com os seguros, além de estratégias para facilitar ainda mais o contato com o produto, seguradoras, corretoras e as organizações do setor já analisavam essas possibilidades se multiplicarem no online. 

E com a pandemia de Covid-19, esse movimento deu um grande salto. Segundo o estudo L&A Insurers Shift Their Digital Transformation Into High Gear feito pela NTT DATA, 42% das seguradoras criaram plataformas de negócios digitais. 

Em uma visualização dos próximos anos, o estudo mostrou que 46% das seguradoras entrevistadas vão realizar mais investimento em tecnologias digitais, como as Plataformas de Negócios Digitais (46%), mostrando o quanto o digital veio para crescer. 

O papel da SUSEP 

A Superintendência de Seguros Privados que regulamenta a operação do setor, tem traçado também um caminho de abertura para as inovações feitas na área. 

Em 2017, a SUSEP criou uma Comissão Especial de Inovação e Insurtech para iniciar o mapeamento e regulamentação de produtos e empresas que já estavam nascendo com a tecnologia como motor ou aquelas que quiseram dar o primeiro passo nessa direção. 

E com o crescimento da área, em 2020 lançou o projeto experimental Sandbox Regulatório 1, que ofereceu um espaço controlado para empresas apresentarem projetos inovadores e que contribuíssem na modernização do mercado segurador. 

Além disso, também em 2020, a SUSEP lançou o Sistema de Registro de Operações para que as apólices de Seguro Garantia geradas sejam automaticamente cadastradas na central de registros, oferecendo atualização simultânea das informações. 

Seguro garantia

As Insurtechs 

Criadas pela tecnologia, as insurtechs são startups, como as legaltechs e lawtechs, empresas que possuem modelos de negócios diferenciados e escaláveis. Normalmente oferecem ideias disruptivas ou soluções para as dores na área de seguros, seguindo o propósito de fornecer produtos e serviços com novos olhares. 

De acordo com dados do Distrito Insurtech Report, em 2015, eram apenas 35 insurtechs e atualmente existem 113 no país. Além disso, 66% delas tem faturamento presumido de até R$5 milhões, mostrando o potencial de crescimento que essas empresas têm. 

Muitas insurtechs nascem com ideias latentes e rapidamente recebem grandes aportes financeiros que enxergam um mercado aquecido para o investimento. Outras se desenvolvem em conjunto com seguradoras ou companhias já estabelecidas e que fornecem expertise e ritmo para crescer seus próprios produtos no digital. 

As seguradoras e as mudanças tecnológicas

De forma inevitável, boa parte das seguradoras acabaram também trilhando um caminho para essa revolução tecnológica. 

Se no passado, as apólices eram várias páginas impressas, hoje podem ser acessadas online com a leitura de um QR code em alguns casos. O consumo dos produtos tem ficado cada vez mais facilitado, desde a simulação até a notificação de um sinistro. 

Plataformas digitais e aplicativos foram criados para agilizar ainda mais o trabalho de corretores e empresas aos produtos de seguro. O trabalho é mais baseado na análise de dados, essencial para prever comportamentos e nortear a evolução na rede. 

O investimento em formas de atendimento digital também foi um ponto de crescimento provocado pela mudança de olhar do mercado. Oferecer liberdade e independência ao usuário e ao mesmo tempo disponibilizar para apoio em diversas etapas, é um desafio que tem se tornado possibilidade para as seguradoras no digital. 

Seguro Garantia Conheça essa Solução

O mercado abraçando o digital 

E além do apoio da reguladora, também existem diversas iniciativas que ajudam a incentivar o diálogo sobre a inovação. São eventos, palestras e webinars que levantam debates sobre essas mudanças, as insurtechs e as possibilidades de criação. 

Além disso, já existem alguns eventos como o Prêmio Antonio Carlos de Almeida Braga de Inovação em Seguros oferecido pela Confederação Nacional de Seguros para valorizar e destacar projetos criativos de quem contribui com o setor. 

A transformação digital da Junto 

Com mais de 29 anos de história, a Junto sempre acompanhou as mudanças do mercado segurador. 

E percebendo a relevância do digital pro setor, começou em 2018 a investir em uma estrutura em tecnologia para se tornar a primeira seguradora digital do país. 

Hoje, oferece seus produtos com soluções digitais mais práticas e ágeis para atender corretores e empresas. 

Acesse o site para saber mais ou fale com seu corretor e descubra como o seguro garantia pode auxiliar a sua empresa. 

Faça uma cotação de Seguro Garantia Judicial