Respondemos às dúvidas mais comuns que surgem quando há necessidade de fazer uma alteração na apólice 

Para o Seguro Garantia, o endosso é realizado, de forma geral, quando a apólice já apresentada ao segurado sofrerá algum tipo de modificação. 

Vamos entender um pouco sobre como esse documento funciona e se aplica ao Seguro Garantia

O que é um endosso? 

O endosso é documento que oficializa a alteração de uma apólice de Seguro Garantia. 

Ele é uma ferramenta importante para certificar que todas as partes estão com seus interesses contemplados para uma boa execução da garantia. 

Ele pode ser solicitado tanto pelo segurado (destinatário que se beneficia a apólice) quanto pelo tomador (contratante) e é formalizado pela seguradora com o consentimento de todas as partes. 

Seguro Garantia Conheça essa Solução

Quais são os tipos de endosso no Seguro Garantia

Essa modificação pode ser necessária por vários motivos e deve ser sinalizada à seguradora o quanto antes for possível para a realização desse instrumento. 

Confira alguns dos tipos mais comuns de endosso no Seguro Garantia: 

  • Prazo: aumento ou redução do prazo de vigência; 
  • Importância Segurada: aumento ou redução do montante que será garantido pela apólice; 
  • Prazo + IS: aumento do tempo de vigência e da importância segurada; 
  • Neutro: correção, seja ela inclusão ou ajuste de informações na garantia que não alteram o risco. Por exemplo, alteração do endereço do órgão público.
  • Baixa: quando o tomador solicita a baixa da apólice por não precisar mais dela para aquele objetivo, ou seja, concluiu o contrato, liberando assim seu limite. 
  • Cancelamento: quando a apólice é dissolvida antes do encerramento da vigência. 

Como fazer endosso de Seguro Garantia

O endosso é realizado em comum acordo entre as partes envolvidas e como impacta diretamente quem se beneficiará da apólice (segurado), o tomador (empresa contratada) só pode prosseguir quando há concordância do segurado. 

Normalmente, é a contratante que informa ao contratado a necessidade de alguma alteração e este encaminha o pedido à seguradora que pode ser feito via e-mail ou documento formal. 

A partir disso, a seguradora faz uma análise dos documentos enviados e ao concluir e liberar, emite um novo arquivo com as mudanças que irá substituir a apólice vigente. 

Seguro Garantia Judicial

Quais as outras nomenclaturas para o endosso no Seguro Garantia? 

O endosso também pode ser conhecido como Termo Aditivo, Termo de Aditamento ou Termo de apostilamento e normalmente é apresentado dessa forma por meio de um documento formal enviado à seguradora. 

Mas ele também pode ser chamado de Correspondência Eletrônica quando a solicitação é feita direto no corpo do e-mail. 

Qual é o custo para realizar um endosso no Seguro Garantia

O custo para a realização do endosso em uma apólice de Seguro Garantia vai depender de cada caso. A seguradora vai analisar considerando o tipo de solicitação feita e definirá o valor de forma personalizada com os envolvidos. 

Por isso, em caso de alguma necessidade de ajuste, procure sempre o seu corretor ou a seguradora para maiores esclarecimentos. 

Seguro Garantia Licitação

Em quanto tempo o endosso fica pronto? 

Como cada solicitação é analisada pela seguradora, o tempo para liberação do endosso também vai variar em cada caso, mas, em média, o processo demora entre 2 e 3 dias úteis.  

Quando é recomendada uma nova apólice no lugar do endosso? 

Para o Seguro Garantia, quando uma apólice é emitida para um contrato em específico, toda e qualquer mudança deve ser realizada pelo endosso. 

Diferente de outras formas de seguro, não é indicado contratar uma nova apólice para o mesmo propósito, já que apenas uma delas estará vigente para o segurado. 

A Junto Seguros possui plataforma digital que é possível conferir informações e aplicações do Seguro Garantia.

Nela também é possível abrir um chat com time de especialistas em Seguro Garantia que estão preparados para tirar todas as suas dúvidas. 

Faça uma cotação de Seguro Garantia Judicial