Entenda como é feito o cálculo para definir o custo de um Seguro Garantia, e as vantagens que essa opção de garantia oferece.

A contratação de um Seguro Garantia por uma empresa, para diferentes fins, tem se tornado cada vez mais frequente, pois essa é uma modalidade muito útil para garantir o cumprimento de contratos públicos e privados, seja para o fornecimento de bens, execução de obras ou prestação de serviços, entre outros. 

Muitas empresas interessadas no Seguro Garantia não sabem como é realizado o cálculo para determinar o valor do Seguro. Por isso, explicaremos a seguir como calcular este valor, como este ramo de seguro funciona e quais são suas principais vantagens.

O que é Seguro Garantia?

É uma das modalidades de garantias aceitas pela Lei 8.666/93, mais conhecida como Lei de Licitação, que visa assegurar que os contratos sejam cumpridos de acordo com seus termos, servindo como uma proteção para as partes envolvidas. Geralmente utilizado para fornecimento de bens, serviços, construção e fabricação, o Seguro Garantia apresenta muitas vantagens para quem o contrata, pois oferece a segurança de que os termos do contrato, como valores e prazos, serão cumpridos pela empresa contratada.

Como funciona a sua contratação?

Na Junto Seguros, a empresa que deseja contratar um Seguro Garantia consegue acessar nossa página e realizar uma cotação ou até mesmo a contratação online. Para isso, é necessário informar apenas alguns dados da empresa e do contrato ou do edital de licitação. Após o preenchimento destas informações e análise, o preço do Seguro Garantia será disponibilizado.

Decidindo dar prosseguimento à contratação do Seguro Garantia, basta informar alguns dados adicionais, como o CNPJ do Segurado (contratante) e a data de início de vigência, que deverão constar na garantia. Ao fim, a plataforma mostrará uma tela confirmando que o pedido foi emitido. Em seguida, os links da apólice de Seguro Garantia e o boleto para pagamento do prêmio serão enviados para o e-mail indicado pela empresa.

Quais são os documentos que a empresa precisa apresentar?

Na Junto Seguros em poucos casos serão solicitados documentos adicionais. Podem ser necessários para complementar a análise o contrato a ser garantido ou a minuta do mesmo, o edital de licitação, os balanços dos três últimos exercícios da empresa e o contrato social da mesma.

Como é feito o cálculo para a definição do prêmio da apólice?

A precificação do risco irá levar em consideração três fatores:

  • O tamanho do contrato;
  • O prazo total de vigência da garantia;
  • A qualificação da empresa, que considera os seguintes fatores: experiência da empresa na execução do objeto contratado, solidez financeira da empresa e classificação de crédito (rating). 

Vantagens do Seguro Garantia

O Seguro Garantia garante eficácia aos contratos a um custo reduzido, em comparação a outros meios de garantia disponíveis no mercado, como a fiança bancária e a caução em dinheiro. Além disso, há outras vantagens como:

Agilidade na contratação

Em poucos minutos, é possível contratar a cotação gerada para apresentar a garantia emitida online.

Não utiliza o limite bancário

O Seguro Garantia é contratado junto às seguradoras, desta forma o limite de crédito da empresa junto à instituição bancária não fica comprometido, como aconteceria se fosse contratada a carta fiança.

A Junto Seguros é a primeira seguradora digital de Seguro Garantia, capaz de cotar diversas modalidades de Seguro Garantia em um ambiente virtual protegido, com envio de documentos online e emissão de apólice online. Acesse nosso site e faça sua cotação!

Mostrar comentáriosFechar comentários

Deixe seu comentário