Entenda as vantagens do Seguro Fiança Locatícia e como ele atribui a seguradora o papel de fiador na locação de um imóvel

Alugar um ponto físico para a sua empresa é um processo que possui algumas burocracias necessárias para fechar o contrato com o proprietário ou imobiliária.  

Para garantir que o dono do imóvel irá receber o aluguel, por exemplo, é necessário apresentar a figura de um fiador, caução, carta de fiança bancária ou o Seguro Fiança Locatícia.  

Neste artigo, iremos apresentar e tirar dúvidas sobre esta modalidade de seguro como uma solução vantajosa para simplificar e acelerar a aprovação da sua proposta de aluguel.  

Confira sobre o que vamos falar: 

O que é o Seguro Fiança Locatícia? 

Ao alugar um imóvel é necessário apresentar uma garantia financeira e o Seguro Fiança Locatícia surge como uma solução, substituindo a necessidade de um fiador ou do depósito da caução.  

Neste caso, a seguradora será uma espécie de “fiador” e poderá ser a responsável pelo pagamento do aluguel caso o locatário não consiga realizar, trazendo a segurança do recebimento dos valores devidos ao locador, durante o período da locação. 

A Lei do Inquilinato (Lei n° 8.245), que dispõem sobre as locações dos imóveis urbanos e os procedimentos a elas pertinentes, apresenta o Seguro Fiança Locatícia como uma das modalidades de garantia exigidas para o contrato de locação.  

Como funciona o Seguro Fiança Locatícia? 

No Seguro Fiança Locatícia, o mais comum é o locatário contratar a seguradora e assumir o pagamento, ainda de acordo com a Lei do Inquilinato. Porém, em alguns casos a imobiliária ou proprietário podem dividir os custos, pois no seguro pode haver serviços contratados que beneficiem e valorizem o imóvel.   

Se o inquilino atrasar o aluguel ou deixar de pagá-lo, a imobiliária ou proprietário pode acionar o seguro que irá realizar o pagamento evitando a ordem de despejo, por exemplo.  

Mas é importante frisar que o locatário não fica livre da dívida. A seguradora irá solicitar a ele o reembolso total do pagamento, podendo entrar com medida judicial em último caso.  

Seguro Garantia Licitação a melhor escolha

O que o Seguro Fiança Locatícia cobre? 

A cobertura principal é o inadimplemento do aluguel, sendo possível a contratação de serviços adicionais como: 

  • Encargos Legais: poderá garantir o ressarcimento em razão do não pagamento dos encargos legais como: IPTU, despesas ordinárias condominiais, taxas de coleta de lixo, água, luz e gás canalizado.
  • Multa por rescisão: poderá garantir a indenização do valor de multa por rescisão antecipada do contrato de locação.
  • Danos ao imóvel: poderá garantir os danos materiais causados ao imóvel, desde que tais danos estejam previamente estabelecidos no contrato de locação.
  • Pintura interna e/ou externa: poderá garantir o ressarcimento pelos danos causados à pintura interna e/ou externa do imóvel.
  • Fundo de Promoção e Propaganda: poderá garantir o ressarcimento em razão do não pagamento dos valores de contribuição com o Fundo de Promoção e Propaganda.
  • Encargos com Ar-Condicionado: poderá garantir o ressarcimento em razão do não pagamento dos encargos da locação de despesas exclusivas com ar-condicionado.
Seguro garantia judicial trabalhista

Quais as vantagens do Seguro Fiança Locatícia em comparação aos outros meios? 

O Seguro Fiança Locatícia traz segurança do contrato para ambos os lados de forma mais simples e confortável.  

O Seguro Fiança Locatícia: 

  • Dispensa a busca por um fiador e torna o processo mais ágil;
  • Evita o desembolso imediato da caução;
  • Possui coberturas de serviços extras;
  • Garante com rapidez o pagamento do aluguel do imóvel se houver atraso ou inadimplência do inquilino.

Ao optar por um Fiador, você precisará de alguém que: 

– Comprove ter uma renda de até 3x mais que os encargos totais da locação; 

– Possua um imóvel próprio; 

– Não tenha pendências de crédito ou esteja inscrito em cadastros como o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e a Centralização de Serviços dos Bancos (Serasa); 

– Se o fiador for pessoa jurídica, deve ter permissão no contrato social para a atuação da empresa nesse tipo de garantia locatícia. 

Ao optar pela Caução: 

O locatário precisará desembolsar um valor de até três meses de aluguel para garantir ao proprietário que caso haja inadimplência ou algum dano, será ressarcido através do débito deste valor.  

Se você optar pela Carta Fiança: 

– Irá esperar de uma a duas semanas para ter a documentação emitida; 

– Terá o prazo de vigência de apenas 1 ano sem poder prorrogar; 

– Pagará um valor maior, atrelado às taxas de juros do banco; 

– Sua empresa terá o limite bancário descontado, reduzindo o possível acesso a financiamentos.  

Como fazer o Seguro Fiança Locatícia? 

A Junto Seguros oferece o Seguro Fiança Locatícia para empresas que alugam imóveis e querem substituir a figura do fiador e a necessidade de caução, garantindo ao proprietário do imóvel o recebimento do aluguel e a cobertura de danos ou demais contas. 

Estamos há 30 anos no mercado de seguros e ao longo destes anos já emitimos mais de 1.5 milhão de apólices, facilitando os negócios de mais de 70 mil empresas.  

Porque Junto é mais fácil. 

Conheça nossas soluções para sua empresa. 

Seguro Garantia