Entenda em quais situações o Seguro Garantia pode ser utilizado por uma empresa

O seguro garantia é uma modalidade de garantia para empresas que tem objetivo de garantir as obrigações assumidas por uma empresa em razão de participação em licitação, no âmbito de um contrato ou, ainda, em função de processos judiciais. A regulamentação desse tipo de seguro é promovida pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) e atualmente é regido pela circular 477, de setembro de 2013.

Essa modalidade de garantia pode ser contratada por qualquer empresa que precisa apresentar uma garantia para assinar um contrato, participar de uma licitação ou para garantir um processo judicial.

O seguro garantia é usado em diferentes modelos de negócios: cumprimentos contratuais, demandas judiciais, licitações, concessões, adiantamento de pagamentos, entre outras possibilidades.

Conheça a seguir, as modalidades de Seguro Garantia para empresas reconhecidas pela Susep e como elas podem atender às diversas necessidades de uma empresa.

Tipos de Seguro Garantia reconhecidos pela Susep e oferecidos pela Junto Seguros

ADIANTAMENTO DE PAGAMENTO

Permite a liberação de recurso para o fornecedor, sem que este tenha que utilizar seu fluxo de caixa; e, para o contratante, é a garantia de que os recursos adiantados serão aplicados no fornecimento do equipamento/produto ou na realização das obras, conforme o que for estabelecido em contrato.

ADUANEIRO – ADMISSÃO TEMPORÁRIA

Utilizado em situações de importação em caráter temporário, nas quais os impostos ficam suspensos, mediante Termo de Responsabilidade assinado pelo contribuinte/importador do equipamento/mercadoria. O seguro garantia nesta modalidade visa o pagamento desses impostos, que, pelo descumprimento do Termo de Responsabilidade, passam a ser devidos à Receita Federal, caso a mercadoria não retorne ao seu país de origem, ou ainda em situações em que o importador não cumpra com as condições que lhe permitiram a suspensão dos tributos.

ADUANEIRO TRÂNSITO

Assegura à Receita Federal o pagamento dos tributos suspensos em caso de descumprimento pelo tomador das obrigações assumidas no Termo de Responsabilidade de Trânsito Aduaneiro (TRTA), referente às mercadorias ainda não desembaraçadas e que estão sendo transportadas entre pátios aduaneiros.

ADMINISTRATIVO DE CRÉDITOS TRIBUTÁRIOS

A apresentação de um Seguro Garantia para obrigações contratuais é uma das condições para a concessão do Regime Especial, espécie de contrato entre uma empresa contribuinte e Secretaria da Fazenda a fim de estipular as condições para apropriação antecipada dos créditos tributários acumulados gerados, por vezes, pelo pagamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS).

ANTECIPAÇÃO DE RECEBÍVEIS

O tomador pode solicitar a antecipação de recebíveis do contrato. Caso esta antecipação não seja possível em comum acordo com o segurado, o tomador pode procurar uma instituição financeira e solicitar a antecipação por meio de empréstimo, utilizando o contrato principal como garantia de pagamento.

DEPÓSITO RECURSAL

É a a solução de garantia para as empresas que precisam recorrer de processos trabalhistas em substituição à apresentação do depósito recursal.

EXECUTANTE CONCESSIONÁRIO

O Seguro Garantia Executante Concessionário é a melhor opção para as empresas que irão administrar concessões de serviços públicos (rodovias, telefonia, coleta de resíduos, aeroportuárias, saneamento, entre outras) ou ainda de Parcerias Público-Privadas (PPP).

EXECUTANTE CONSTRUTOR, FORNECEDOR OU PRESTADOR DE SERVIÇOS

É contratada por empresas que precisam garantir a execução das obrigações previstas em contrato. O Seguro Garantia do Executante se divide em três modalidades: Executante Construtor, Executante Fornecedor e Executante Prestador de Serviços.

TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA

Cobertura adicional que garante o pagamento ou reembolso de prejuízos comprovadamente sofridos em relação às obrigações de natureza trabalhista e previdenciária, nas quais haja condenação judicial do tomador ao pagamento e o segurado seja condenado subsidiariamente por sentença condenatória transitada em julgado.

FINANCEIRA – PAGAMENTO DE ENERGIA

É destinada a garantir contratos de compra e venda de energia de empresas que atuam no Ambiente de Contratação Livre.

IMOBILIÁRIA

É uma solução eficaz para dois públicos e finalidades: permuta e adquirente final. Nos dois casos, são feitas negociações que só serão efetivadas quando o empreendimento estiver concluído, pois envolvem entrega das unidades habitacionais prontas.

JUDICIAL TRABALHISTA

O Seguro Garantia Trabalhista pode ser contratado por empresas que são autoras ou rés de ações trabalhistas que exigem depósito em juízo.

JUDICIAL CÍVEL E TRIBUTÁRIA

Pode ser usado por empresas com processos judiciais que exijam depósitos em dinheiro para discussão jurídica da ação. Essa modalidade de Seguro Garantia substitui o depósito judicial, penhora de bens ou fiança bancária até o fim da ação.

LICITANTE

A apólice nessa modalidade serve paragarantir que a empresa vencedora da licitação vai assinar o contrato, mantendo o preço e as condições propostas. Também é um dos documentos que contribui para a habilitação de uma empresa ao participar de procedimentos licitatórios.

LICITANTE – CONCESSÕES

O Seguro Garantia de Licitante para Concessões garante que a empresa vencedora da do leilão de concessão assinará o Contrato de Concessão mantendo o preço e as condições propostas.

MANUTENÇÃO CORRETIVA

Pode ser contratado por empresas que desejam garantir a indenização pelos prejuízos decorrentes da inexecução, dentro do prazo estabelecido em contrato, das ações corretivas apontadas pelo contratante à empresa contratada e necessárias para a correção de problemas ocorridos por responsabilidade exclusiva do tomador, no decorrer da execução contratual.

RETENÇÃO DE PAGAMENTO

Visa substituir as retenções que seriam realizadas pelo contratante nos pagamentos à empresa contratada, de acordo com marcos contratuais ou medições previstas em contrato, possibilitando ao tomador receber os valores do evento sem o desconto da retenção contratual.

A Junto Seguros é a primeira seguradora digital de seguro garantia, capaz de cotar diversas modalidades de garantia para empresas em um ambiente virtual protegido, com envio de documentos online e emissão de apólice 100% online. Para realizar uma cotação, acesse a nossa plataforma!

Os produtos da Junto Seguros S.A. são regulamentados pela Circular Susep 477/2019, disponível aqui.

Mostrar comentáriosFechar comentários

Deixe seu comentário