Se fechou um contrato e a empresa solicitou uma garantia, veja as vantagens de apresentar o Seguro Garantia Contratual 

Garantir a execução de contratos é uma realidade tanto em negociações com o setor público, quanto com o privado. 

As empresas privadas podem solicitar aos prestadores de serviço uma forma oficial de compromisso de que receberá tudo o que foi proposto em contrato. 

E para simplificar esse processo, o Seguro Garantia para contratos privados se dá como uma opção com benefícios tanto para quem contrata quanto para quem será resguardado pela apólice

Conheça mais sobre essa modalidade de garantia muito utilizada no setor privado. 

Benefícios do seguro garantia

O que é uma garantia contratual? 

A garantia contratual é solicitada por meio de uma cláusula no contrato para representar o compromisso de que a empresa contratada irá realizar uma boa execução do serviço ou entrega do produto, consagrando a reparação financeira dos danos caso isso não ocorra. 

Dessa forma, a contratante possui mais segurança no processo de que o contratado possui as condições necessárias para cumprir a obrigação e que ela não terá prejuízos financeiros se houver algum problema. 

Como funciona o Seguro Garantia para contratos privados? 

O Seguro Garantia Contratual ou Performance Bond, é uma modalidade que tem por objetivo assegurar obrigações de um contrato. 

A regulamentação é promovida pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) e atualmente é regida pela Circular 477 de 2013. 

Em caso de sinistro, ou seja, descumprimento do contrato, a seguradora que emitiu a garantia repara financeiramente a parte lesada de acordo com os termos estabelecidos na apólice. 

Infográfico mostra os principais pontos do Seguro Garantia para contratos
Infográfico mostra os principais pontos do Seguro Garantia para contratos

Quem contrata o Seguro Garantia para contratos privados? 

É importante saber o papel de cada parte na contratação do Seguro Garantia: 

  • Tomador: empresa que irá executar o combinado e fará a contratação da Performance Bond; 
  • Segurado: empresa privada que contratou a obra, prestação de serviço, fornecimento de bens, equipamentos ou o que for determinado. É ela que receberá a indenização em caso de quebra do contrato; 
  • Seguradora: é quem faz o intermédio entre as partes emitindo a apólice do Seguro Garantia de Contrato certificando o cumprimento do combinado. 
Seguro Garantia

Diferentemente de outras modalidades de seguro, a garantia contratual não é destinada a quem contrata a apólice, por isso não há coberturas adicionais. 

Seu intuito é proteger quem está solicitando aquela demanda e, por isso, o contrato muitas vezes já é elaborado com uma cláusula indicando a necessidade de uma garantia de execução. 

Quanto tempo dura o Seguro Garantia Contratual? 

A vigência da apólice será a mesma da previsão de duração do contrato firmado, podendo ser prorrogada caso haja uma extensão do prazo estabelecido. 

Que empresas podem utilizar o Seguro Garantia Contratual? 

Empresas de todos os portes e segmentos poderão contratar um Seguro Garantia Contratual. Ao simular, é necessário fornecer ao seu corretor ou seguradora uma cópia do contrato para análise interna e levantamento do preço. 

O valor a ser pago pela apólice, na maior parte dos casos, é menor do que de outras formas de garantia como a carta fiança, por exemplo. 

A cotação é resultado da combinação de três fatores: 

  • O valor da garantia (é uma porcentagem do valor do contrato); 
  • A vigência da garantia (período de validade da apólice); 
  • A taxa da empresa (de acordo com a política de crédito da seguradora).
Seguro Garantia Licitação a melhor escolha

Como o Seguro Garantia pode ajudar a sua empresa? 

O Seguro Garantia possui também vantagens para a empresa que precisa apresentar uma garantia ao fechar um contrato. 

Como não é realizada por instituição financeira, o Seguro Garantia para contratos não vai comprometer o limite de crédito, além de ter valores mais acessíveis sem comprometer o fluxo de caixa. 

E também é um produto totalmente digital e prático, podendo receber a cotação em minutos e apoio completo de especialistas quando precisar. 

Se foi solicitada uma garantia ao fechar um contrato com uma empresa privada, você já sabe qual escolher. Porque Junto fica mais fácil! 

Faça uma cotação de Seguro Garantia Judicial