Muitas empresas se perguntam por que contratar o Seguro Garantia Judicial e não optar por outras garantias que podem ser utilizados com o mesmo fim. O grande aumento e aceitação do seguro garantia é um indício das suas vantagens, quando comparada com a carta fiança ou depósito judicial.

Além de ser uma ferramenta muito eficaz para o devedor e para seu possível credor, existem outros benefícios que justificam o Seguro Garantia Judicial como melhor opção.

Custo benefício

Se comparado às outras formas de garantia, (como fiança bancária, depósito em dinheiro ou penhora de bens), o Seguro Garantia oferece um custo menor e contribui com a manutenção da saúde financeira da empresa. Especialmente porque ele não diminui o fluxo de caixa, nem compromete o patrimônio da empresa.

A fiança bancária, até pouco tempo atrás era uma das alternativas mais utilizadas como garantia na esfera judicial, além da caução em dinheiro. No entanto, além dos altos custos e taxas elevadas, essas alternativas comprometem as linhas de crédito da empresa. O custo do Seguro Garantia é até 90% menor que as outras garantias. Dessa forma, a empresa terá fluxo de caixa para utilizar quando necessário.

Liberação de crédito e capital da empresa

Já sabemos que ações judiciais podem comprometer o fluxo de caixa e reduzir os créditos bancários e por isso, desacelerar o crescimento da empresa.

O Seguro Garantia Judicial não deixa os recursos imobilizados durante um processo e protege os negócios, permitindo assim, a saúde financeira da sua organização, isso porque ele não imobiliza o capital da empresa, nem limita o seu crédito bancário.

Agilidade na contratação

A praticidade e agilidade na contratação do seguro é, com certeza, um grande ponto a ser considerado, principalmente se sua empresa precisa apresentar recursos num prazo apertado.

Aqui na Junto, além da cotação online, também é possível contratar a apólice de seguro sem sair de casa e receber a apólice por e-mail, de forma imediata. Já com a  Fiança Bancária, por exemplo, a emissão é realizada por uma instituição financeira ou bancária é realizada no prazo de uma a duas semanas.

Resgate do depósito caucionado em juízo

O resgate dos depósitos em juízo é uma das maiores vantagens do Seguro Garantia Judicial. Lembrando que a decisão favorável do CNJ, sua empresa também pode resgatar valores referentes à processos trabalhistas anteriores à recente reforma da CLT.

Em tempos de crise, como o que vivemos hoje, o Seguro Garantia Judicial proporciona a possibilidade de resgate dos valores depositados, para uma injeção no fluxo caixa da sua empresa.

Renovação automática da garantia

A renovação do Seguro Garantia Judicial é automática, ou seja a garantia continuará válida enquanto houver risco a ser coberto.

Quanto custa um Seguro Garantia Judicial?

O primeiro passo para emissão de uma apólice é a definir a Importância Segurada (IS), ou seja, o valor que o seguro garantirá. O custo do Seguro Garantia Judicial costuma ficar em média, entre 0,5% e 2,5% do valor total da ação.

Em ações trabalhistas, este valor corresponderá ao valor do depósito recursal ou da garantia de execução, sempre acrescido de 30%, conforme Ato Conjunto do TST de 01/2019.

O preço (prêmio) da apólice de seguro judicial é um percentual sobre o objeto em discussão no processo. Portanto, há vários fatores determinantes que compõem a importância segurada, como o tipo de processo (cível, trabalhista ou fiscal), o porte da empresa, a vigência da apólice, etc. Na dúvida, o advogado do contratante do Seguro Garantia saberá informar o montante exato a ser cotado e contratado.

Como contratar o Seguro Garantia Judicial?

Para fazer a cotação de uma apólice de Seguro Garantia Judicial, será necessário informar alguns dados como:

  • Dados da empresa (CNPJ);
  • Valor da ação;
  • Vigência;
  • Algumas informações sobre o processo.

Aqui na Junto, você pode realizar de forma online, diretamente da sua casa, de forma segura e prática. Sua cotação pode ser realizada em um ambiente virtual protegido, com envio de documentos e emissão de apólice 100% online e sem complicações. Acesse e comprove!

Mostrar comentáriosFechar comentários

Deixe seu comentário