O Seguro Garantia Adiantamento de Pagamento pode ser um ótimo aliado tanto para a empresa contratante quanto para a empresa contratada. Saiba como funciona!

Quando uma empresa vende produtos, bens, equipamentos ou presta serviços de construção, é possível que seja necessário desembolsar recursos para iniciar os trabalhos. Em alguns casos, é necessária uma quantia significativa de capital, seja para adquirir insumos com a finalidade de iniciar a execução de um fornecimento, seja para mobilizar uma obra, por exemplo. Nessa situação, o Seguro Garantia Adiantamento de Pagamento pode ser um ótimo aliado, evitando a descapitalização da empresa contratada.

A possibilidade de adiantar pagamentos pode auxiliar o fluxo de caixa e a saúde financeira da empresa contratada, uma vez que ela nem sempre terá recursos disponíveis no momento da contratação para viabilizar o início de um projeto. Contudo, mesmo que possua recursos, dispender do capital de giro um alto valor para esse início não parece uma boa ideia. Portanto, se a empresa contratada receber um adiantamento da empresa contratante, aquela não precisará desembolsar uma quantia que poderia ser utilizada para investir em outras frentes do seu negócio.

A seguir, explicaremos como funciona o Seguro Garantia Adiantamento de Pagamento e quais são suas vantagens.

O que é o Seguro Garantia Adiantamento de Pagamento

O Seguro Garantia Adiantamento de Pagamento garante para a empresa contratante, e que adiantou o recurso, que os valores adiantados serão utilizados para o fim acordado e liquidados na forma prevista no documento firmado entre as partes referente a contratação.

Ou seja, o seguro tem como objetivo garantir ao contratante que a empresa contratada irá utilizar o pagamento, objeto de adiantamento, conforme previsto em contrato e não para garantir o pagamento ou devolução de valores caso haja descumprimento.

Como funciona o Seguro Garantia Adiantamento de Pagamento

Na hipótese de um contratante adiantar determinado pagamento a um contratado, este poderá apresentar uma apólice de Seguro Garantia na modalidade Adiantamento de Pagamento, a qual irá assegurar ao contratante que o objetivo do adiantamento acordado entre ambos será cumprido.

Desta forma, a empresa contratada poderá executar o serviço ou fornecer algum bem, sem imobilizar seus recursos, e a empresa contratante terá a devida tranquilidade de saber que o dinheiro adiantado está garantido, caso a empresa contratada não cumpra com o acordado, no que se refere às obrigações relacionadas a finalidade dos recursos adiantados.

Para melhor ilustrar, segue um exemplo: uma empresa irá realizar a pavimentação de uma rodovia, e pode solicitar o adiantamento de 30% do valor do contrato firmado com o contratante para a compra de cimento destinada a esse projeto. A apresentação de uma apólice de seguro garantia na modalidade adiantamento de pagamento irá assegurar que este adiantamento deverá ser utilizado para o fim acordado, ou seja, o valor deverá ser destinado à compra do cimento para a execução do projeto.

Em quais casos pode ser utilizado?

O Seguro Garantia Adiantamento de Pagamento é indicado para empresas fornecedoras de materiais, bens, máquinas e equipamentos, construtoras e demais empresas que negociem com seus contratantes a possibilidade de adiantamento de pagamentos.

Vantagens do Seguro Garantia Adiantamento de Pagamento

  • Cotação simples e online;
  • Facilidade, agilidade e desburocratização no processo de contratação;
  • Apresenta custo-benefício melhor que a fiança bancária;
  • Não compromete o fluxo de caixa da empresa contratada;
  • Não compromete a capacidade de pagamento de outros contratos já assumidos;
  • Cobertura pelo período de duração do serviço específico, podendo ser adquirido em diversas etapas da execução do contrato;
  • Não exige contra garantia financeira.

Acompanhe nosso blog e tenha acesso a mais conteúdos sobre como o Seguro Garantia pode ajudar sua empresa. A Junto Seguros é especialista em Seguro Garantia há mais de 20 anos de atuação e já emitiu mais de 1 milhão de apólice. Acesse nosso site e saiba mais! juntoseguros.com

Mostrar comentáriosFechar comentários

Deixe seu comentário