Empresas do setor industrial podem precisar de um adiantamento do valor para viabilizar a compra de recursos para entrega do contrato. Entenda como o Seguro Garantia facilita este processo

Empresas fabricantes ou fornecedoras, principalmente do setor industrial, precisam de um capital muito alto para investir em compra de matéria-prima, peças e insumos necessários para dar andamento na encomenda de seus clientes.

Na maioria dos casos, as empresas não possuem esse valor livre em caixa, de modo que possa ser utilizado sem afetar seu funcionamento, sendo preciso contar com alternativas diferentes.

Uma solução é solicitar ao cliente um adiantamento de parte do pagamento para realizar determinado serviço, e é aí que entra o Seguro Garantia para Adiantamento de Pagamento.

No texto a seguir, iremos te explicar de forma prática e detalhada os seguintes pontos:

O que é o Seguro Garantia para Adiantamento de Pagamento?

O Seguro Garantia para Adiantamento de Pagamento é uma modalidade reconhecida pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP).

Com ele, uma empresa contratada para realizar determinado serviço pode solicitar um adiantamento de parte do pagamento para a empresa contratante, com a garantia de que o dinheiro será usado exclusivamente para a entrega do serviço ou produto contratado.

O valor que foi antecipado irá servir justamente para a empresa contratada conseguir investir nos materiais necessários e cumprir o contrato sem prejudicar seu fluxo de caixa.

A empresa contratante pode solicitar a apresentação da garantia para fornecer uma porcentagem do valor já no início da contratação e o Adiantamento de Pagamento faz este papel de garantidor.

Seguro garantia

Como funciona o Seguro Garantia para Adiantamento de Pagamento?

Principalmente quando se trata de contratos do ramo da indústria, é comum que as empresas negociem a liberação de um adiantamento de valores para a compra de insumos necessários para realização do projeto.

Geralmente, o Adiantamento de Pagamento é solicitado como um pedido de compra ou contrato de insumos para fabricar um equipamento, por exemplo.

 A seguradora emite a apólice referente ao valor que será adiantado e o fornecedor encaminha para a contratante.

Confira a seguir um exemplo prático:

Uma fornecedora de equipamentos para o Agronegócio vai fornecer um novo trator para um cliente e, para produzir, precisará de uma parte do valor do contrato para importar as peças.

O Seguro Garantia para Adiantamento de Pagamento irágarantir que a fornecedora do trator utilize o dinheiro apenas para importar as peças necessárias para cumprir efetivamente o que está descrito no contrato.

Dessa forma, o adiantamento de pagamento permite a contratada acelerar a entrega do projeto através da injeção de capital e a contratante pode acompanhar uma evolução mais significativa.

Quem é responsável por contratar o Seguro Garantia para Adiantamento de Pagamento?

A responsável pela contratação do Seguro Garantia deve ser a empresa que será contratada.

Geralmente são as fabricantes e fornecedoras de equipamentos, materiais, prestadoras de serviços e demais empresas que necessitam de recursos para investir e entregar o objeto do contrato.

  • Nesta relação a empresa contratada é o tomador, que irá contratar a apólice;
  • A empresa contratante é o segurado, que terá o contrato garantido pela apólice;
  • A garantidora de que o pagamento será usado nos termos do contrato é a seguradora.
Seguro Garantia Licitação Contratual

Quais as vantagens de um Seguro Garantia para Adiantamento de Pagamento?

O Seguro Garantia para Adiantamento de Pagamento possui um custo-benefício maior em relação a fiança bancária, que possui taxas mais altas e demora mais tempo para ser emitida, por exemplo.

Confira as vantagens:

  • Para o fornecedor que contrata a apólice: permite a liberação de investimento nas fases iniciais do contrato, evitando consumir o fluxo de caixa;
  • Para o contratante (empresa segurada): É a garantia que os recursos adiantados serão aplicados na execução do projeto conforme previsto em contrato, aumentando a probabilidade de que o contrato seja cumprido.

Como contratar o Seguro Garantia para Adiantamento de Pagamento?

Com a Junto Seguros, tudo é feito de forma rápida e sem burocracia.

Para cotar e contratar o Seguro Garantia para Adiantamento de Pagamento, é necessário ser uma corretora parceira da Junto Seguros e realizar um pré-cadastro na nossa plataforma.

Já são 30 anos no mercado de seguros, facilitando os negócios que movem o país. Nós já emitimos mais de 1.5 milhão de apólices para mais de 70 mil empresas.

Quer saber qual a melhor opção para sua empresa?  Acesse o nosso site e conheça todas as nossas soluções.

Seguro Garantia Licitação com a Junto Seguros
Mostrar comentáriosFechar comentários

Deixe seu comentário