loader image

Tudo o que você precisa saber sobre como vender Seguro Garantia

Colegas de trabalho conversando sobre como vender Seguro Garantia.

Entenda tudo o que você precisa para começar a vender Seguro Garantia. 

Se você é corretor de seguros ou está explorando novas oportunidades no mercado, o Seguro Garantia pode ser a chave para impulsionar suas vendas e fortalecer seus relacionamentos comerciais.  

O Seguro Garantia é um produto específico para empresas e sua dinâmica é diferente dos outros tipos de seguros.

Para o corretor que atua neste segmento, ele traz alguns benefícios como, mais oportunidades de negócios, sendo possível oferecer diversas modalidades, maior recorrência nas emissões e altas comissões.

Este artigo é para você que quer mergulhar neste universo e entender cada uma das modalidades, benefícios e saber como oferecer esta solução para os seus clientes. 

Iremos te ajudar a entender melhor como vender Seguro Garantia e se posicionar no mercado, trazendo algumas estratégias práticas e eficazes para aprimorar suas habilidades de vendas.  

Guia rápido: 


O que é preciso para vender o Seguro Garantia? 

Para iniciar na profissão de corretor de seguros, é necessário estar cadastrado e possui a habilitação da Susep. O corretor que deseja trabalhar com Seguro Garantia precisa ter a habilitação específica em Seguros de danos financeiros – código 305 da Susep.   

A habilitação é adquirida por meio de uma prova realizada pela Susep e, para se preparar para a avaliação, você deve se qualificar por meio do curso oferecido pela Escola de Negócios e Seguros (ENS), única instituição reconhecida por formar corretores. 

Com a habilitação em mãos, caso nunca tenha tido contato com o ramo de Seguro Garantia, indicamos que você faça parte de alguma corretora com experiência no mercado, para que possa fazer networking e ter acesso a uma carteira de clientes. Além disso, é essencial ter um CNPJ para que possa trabalhar com este produto. 

Com seu CNPJ, você também poderá trabalhar sozinho atendendo seus clientes, e para isso temos alguns materiais que vão te auxiliar nesta jornada.  

Outro passo importante é fazer parcerias com seguradoras especialistas em Seguro Garantia, que tragam segurança e apoie os seus negócios.  



Quais são as modalidades de Seguro Garantia 

O Seguro Garantia é um produto que abrange diversas modalidades. Além disso, a Circular 662 da SUSEP, trouxe mais flexibilização para as apólices, tornando essas soluções acessíveis à pequenas e médias empresas (PME), oferecendo maior segurança jurídica e transparência. 

Confira algumas das modalidades de Seguro Garantia:  


Seguro Garantia Licitação 

O Seguro Garantia Licitação é uma solução para empresas que precisam apresentar uma garantia de proposta em editais de licitações, sejam da administração pública ou de empresas privadas.

 
 

Público-alvo 

Empresas de construções, prestadores de serviços, fornecedores de materiais e equipamentos e demais participantes de licitações públicas e privadas. Ou seja, qualquer empresa que vai participar de uma licitação que pede garantia.


Benefícios 

Para a empresa que contrata a apólice, o Seguro Garantia tem melhor custo-benefício quando comparado à fiança bancária, não compromete o limite bancário e pode ser emitido em minutos através da plataforma online da Junto; para o órgão público é a segurança de seguir com a proposta mais vantajosa além de estar amparado por uma seguradora especializada. 

Conheça mais sobre o Seguro Garantia Licitação


Seguro Garantia Contratual 

O Seguro Garantia Contratual é um produto que oferece uma solução para empresas que precisam garantir a execução de um contrato com administração pública ou empresa privada.


Público-alvo 

Empresas de construção, prestadores de serviços, fornecedores de materiais e equipamentos e demais empresas que realizam contratações no âmbito público e privado.


Benefícios 

A apólice de Seguro Garantia apresenta um custo-benefício superior a fiança bancária para a empresa contratante, pois não afeta o limite bancário, sendo possível emitir em minutos através da plataforma online da Junto.

Já para o órgão público, proporciona a segurança necessária para prosseguir com a proposta mais vantajosa, respaldado por uma seguradora especializada.

Conheça mais sobre o Seguro Garantia Contratual


Seguro Garantia Judicial Trabalhista 

O Seguro Garantia Judicial Trabalhista é uma alternativa ao depósito recursal ou depósito judicial, evitando o desembolso imediato de recursos de empresas em ações trabalhistas.


Público-alvo 

Empresas envolvidas em ações trabalhistas na Justiça.


Benefícios 

Para a empresa que contrata, o Seguro Garantia é mais barato quando comparado à fiança bancária, não compromete o limite bancário, tem rápida contratação e não deixa um montante imobilizado no depósito; para o segurado (vara do trabalho) é a garantia de que o condenado cumprirá com a execução, além de estar amparado por uma seguradora especializada. 

Conheça mais sobre o Seguro Garantia Judicial Trabalhista


Seguro Garantia Judicial Cível ou Fiscal 

Oferece o melhor custo-benefício para empresas que precisam garantir processos judiciais, seja na esfera cível ou no âmbito fiscal.


Público-alvo 

Empresas envolvidas em ações cíveis ou fiscais na Justiça.


Benefícios 

Para a empresa que contrata, o Seguro Garantia é mais barato quando comparado à fiança bancária, não compromete o limite bancário e não deixa um montante imobilizado no depósito. 

Conheça mais sobre o Seguro Garantia Judicial Cível ou Fiscal


Seguro Garantia Adiantamento de Pagamento 

O Seguro Garantia Adiantamento de Pagamento é uma solução para empresas que desejam negociar um adiantamento de pagamento para seu contrato e dar segurança ao contratante de que o pagamento será utilizado da forma acordada em contrato.


Público-alvo 

Empresas fabricantes e fornecedoras de equipamentos, materiais, prestadoras de serviços e demais empresas que necessitem de recursos para investir e entregar o objeto do contrato.


Benefícios 

Para o fornecedor que contrata a apólice: permite a liberação de investimento nas fases iniciais do contrato sem que o mesmo tenha que consumir o seu fluxo de caixa; para o contratante, é a garantia que os recursos adiantados serão aplicados na execução do projeto conforme previsto em contrato, aumentando a probabilidade de que o contrato será cumprido.

Conheça mais sobre o Seguro Garantia para Adiantamento de Pagamento


Seguro Garantia Pagamento de Energia 

O Seguro Garantia Pagamento de Energia é direcionado para empresas que atuam no ambiente de contratação livre, garantindo os contratos de compra e venda de energia. 


Público-alvo 

Consumidores de energia como indústrias, shoppings centers, supermercados e outros segmentos consumidores de energia de empresas Ambiente de Contratação Livre.


Benefícios 

  • Seguro Garantia é mais barato quando comparado à fiança bancária  
  • Não compromete o limite bancário; 
  • Contratação online com rapidez e segurança; 
  • Amparo legal enquanto ao não cumprimento dos pagamentos mensais.


Como vender seguro garantia?  

O Seguro Garantia é um produto diferente das outras modalidades, pois é uma solução exclusiva para empresas. Portanto, a forma de vendê-lo também acaba sendo diferente. Mas para te auxiliar separamos algumas dicas:


Identifique clientes que necessitam desse tipo de solução:  

Construtoras, incorporadoras, imobiliárias e empresas do ramo de engenharia e arquitetura tendem a necessitar das modalidades tradicionais de Seguro Garantia.  

Além disso, empresas de diversos segmentos e tamanhos podem ter oportunidades com o Seguro Garantia Judicial, caso elas tenham processos trabalhistas em andamento, ao invés substituindo o depósito recursal ou penhora de bens

Para conferir se a empresa do seu cliente possui essa oportunidade, preparamos uma ferramenta que realiza o mapeamento, por meio do CNPJ.  

Clique aqui e confira se seu cliente possui processos trabalhistas que podem ser substituídos pelo Seguro Garantia Judicial.


Eduque o cliente sobre Seguro Garantia: 

Muitos clientes podem não estar familiarizados com os benefícios do Seguro Garantia. Portanto, eduque-os sobre como essa modalidade de seguro pode proteger seus interesses comerciais, proporcionando segurança financeira em projetos importantes.  

Você pode utilizar como base os materiais que disponibilizamos no Blog da Junto e nas redes sociais, com informações simplificadas e explicativas sobre todas as modalidades.  

O Seguro Garantia é equivalente a dinheiro. Portanto, você poderá entregar ao seu cliente uma solução que o ajudará a liberar valores imobilizados na justiça.


Simplifique o processo: 

Tornar o processo de emissão do Seguro Garantia simples e eficiente é essencial. Explique os passos de maneira clara e esteja disponível para responder a quaisquer dúvidas que o cliente possa ter.


Mantenha relacionamentos duradouros: 

Após a venda, continue mantendo contato com o cliente. Isso ajuda a fortalecer o relacionamento e abre oportunidades para ofertas futuras de outras modalidades do produto.


Vale a pena ser corretor de Seguro Garantia? 

Ser um corretor especializado em Seguro Garantia é bastante vantajoso, principalmente porque este é um mercado em crescimento e irá te diferenciar dos demais.  

Até agosto de 2023, de acordo com a Susep, o Seguro Garantia demonstrou um crescimento de 22,7% em relação ao mesmo período do ano anterior.  

Um outro exemplo que demonstra o aquecimento deste mercado, é o crescimento de 115% em novos corretores cadastrados na Junto Seguros, com 60% de corretores ativos gerando emissões. Isso significa que este é um produto em amplo crescimento, proporcionando ótimos negócios para os corretores em todo o Brasil.

Além disso, o corretor de Seguro Garantia consegue alcançar: 


Aumento na receita:  

O Seguro Garantia é um produto destinado para empresas e, portanto, oferece prêmios mais elevados frente a outros produtos.


Alta demanda:  

O Seguro Garantia é solicitado em contratos e editais de licitação, por ser uma solução segura, com melhor custo-benefício e menos burocrática que outros tipos de garantia;


Ampliação do portfólio:  

Existem diversas modalidades de Seguro Garantia, ampliando seu portfólio de produto que podem ser oferecidos aos seus clientes;


Diferenciação no mercado:  

Ser um professional com o Seguro Garantia na carteira de produtos te diferencia no mercado de corretagem de seguros, pois é uma opção mais competitiva para empresas que buscam cobertura específica para garantias contratuais.


Dicas de argumentações para convencer um cliente a comprar Seguro Garantia 

O Seguro Garantia é um produto que pode oferecer diversas vantagens competitivas para as empresas quando comparado a outras formas de garantia como caução e carta fiança, por exemplo. 

Confira a seguir algumas dicas para argumentar e vender o Seguro Garantia para o seu cliente: 


Melhor custo-benefício:  

Argumente que o Seguro Garantia é a maneira mais eficaz e com o melhor custo-benefício de garantir o cumprimento dos termos contratuais, proporcionando segurança financeira para ambas as partes envolvidas no contrato. 

O Seguro Garantia Licitante, por exemplo, é a melhor solução para uma construtora que, ao vencer uma licitação para uma obra pública, precisa apresentar uma garantia para assegurar o correto cumprimento do contrato.

Nesse cenário, o Seguro Garantia entra em cena, oferecendo a garantia exigida de forma rápida e eficiente, permitindo que a construtora inicie o projeto sem comprometer seu capital de giro. 

O Seguro Garantia Judicial, se destaca em situações como de empresas que enfrentam uma decisão judicial desfavorável.

Optando por essa modalidade, a empresa pode recorrer da sentença sem a necessidade de realizar depósitos em dinheiro ou penhorar seus ativos.

A contratação da Apólice de Seguro Garantia oferece a garantia financeira exigida pelo tribunal, preservando a liquidez da empresa.  

Se a decisão judicial for revertida em favor da empresa, nenhum pagamento inicial é necessário. Caso contrário, a seguradora assume a responsabilidade de efetuar o pagamento da indenização conforme os termos da apólice, proporcionando uma solução estratégica e financeiramente eficiente em processos judiciais.


Credibilidade da empresa:  

Destaque como a presença de um Seguro Garantia pode aumentar a credibilidade da empresa (tomador) junto aos clientes e parceiros de negócios, mostrando o compromisso em cumprir obrigações contratuais.


Solução para participar de licitações: 

Para empresas que participam de licitações, o Seguro Garantia é a melhor solução para ser utilizada na Garantia de Proposta e também na execução de contrato, tornando a empresa mais competitiva e aumentando as chances de ganhar contratos.


Manutenção das relações comerciais: 

Destaque como o Seguro Garantia ajuda a garantir que a empresa cumpra todas as exigências contratuais, o que é crucial para a manutenção de relacionamentos comerciais saudáveis.


Facilidade de renovação e atualização: 

Explique como é fácil renovar e atualizar as apólices de Seguro Garantia, adaptando-as às necessidades em constante mudança do negócio e garantindo cobertura contínua.


Suporte técnico especializado: 

Destaque o suporte técnico especializado oferecido pelas seguradoras para auxiliar em questões contratuais e garantir que os clientes compreendam completamente os benefícios do Seguro Garantia. 

A Junto Seguros conta com um time de especialistas prontos para ajudar você, corretor(a), para que você possa oferecer as melhores soluções aos seus clientes.


Retorno do investimento: 

Demonstre como o investimento em Seguro Garantia pode resultar em um retorno significativo ao proteger contra perdas financeiras e potenciais disputas contratuais. 

E para verificar na prática qual é a eficiência financeira de optar pelo Seguro Garantia Judicial em comparação ao Depósito Judicial, por exemplo, basta acessar o Simulador da Junto Seguros, clicando aqui.


Seja um corretor parceiro da Junto Seguros 

A Junto Seguros é uma seguradora especializada em Seguro Garantia e Fiança Locatícia, e está aqui para apoiar os corretores nessa jornada, oferecendo uma parceria duradoura e vantajosa para que juntos possamos garantir os negócios que movem o país.

Compartilhe:
Escrito por:
Jullie
Publicado em:
31/01/2024
Eu sou Jullie, jornalista e analista de marketing da Junto Seguros. Minha missão é fazer com que o Seguro Garantia e Fiança Locatícia sejam conhecidos por todos, simplificando o tema e demais assuntos relacionados a eles. No meu tempo livre gosto de assistir filmes, séries, conhecer pessoas e viver novas experiências.

Artigos relacionados

Homem e mulher com roupas sociais conversando em frente a um prédio sobre como tirar a SUSEP

Como tirar SUSEP: entenda como se tornar corretor de seguros

Entenda todos os detalhes que você precisa saber para tirar a certificação da SUSEP e se tornar um corretor de seguros em (...)
Ler mais
Homem analisando no computador se uma apólice de seguro garantia é válida
15/04/2024

Apólice de Seguro Garantia: Como consultar na SUSEP?

Entenda como consultar apólices de Seguro no sistema da SUSEP, as regulações do Seguro Garantia e atribuições da SUSEP nesta (...)
Ler mais
Penhora de bens: como funciona em um processo judicial
12/04/2024

O que é a Penhora de Bens? Entenda como funciona em processo judicial

Entenda como funciona a penhora de bens judicial, quais bens podem ou não ser penhorados e como evitar esse processo com o Seguro (...)
Ler mais
perguntas-frenquentes perguntas-frenquentes

Perguntas
frequentes

Perguntas frequentes

Diferente de um seguro tradicional, como de automóvel, o seguro garantia é um facilitador de negócios e se assemelha mais a uma fiança do que uma proteção.

Quando uma pessoa contrata um seguro de automóvel, ela paga o valor determinado pela seguradora para a proteção de seu veículo. Em um eventual sinistro (colisão, roubo, etc.), a seguradora é responsável pelos prejuízos comprovados ao veículo, em uma relação que envolve duas partes: seguradora e segurado.

O seguro garantia surgiu para ajudar instituições públicas e privadas que desejam segurança ao contratar outras empresas que irão construir, fabricar, fornecer ou prestar serviços. Além disso, o seguro garantia também é uma das opções de garantia aceita para qualificar empresas em processos licitatórios.

No caso do seguro garantia, uma empresa contrata a apólice de seguro quando dela é exigida uma garantia para firmar um contrato ou para que ela possa recorrer em uma ação na justiça, por exemplo. Por isso, o Seguro Garantia é diferente nos seguintes aspectos:

  • Objetivo: garantir contrato, ação judicial e etc (e não para proteção patrimonial ou de vida, por exemplo)
  • Constituição: é contratada por uma empresa para proteção de outra;
  • Pagamento do prêmio: quem contrata o seguro e paga por ele o prêmio é a empresa obrigada a oferecer a garantia;
  • Indenização: quem recebe a indenização é a empresa que exigiu a prestação da garantia ou o juízo, não quem contratou.

Dessa forma, no seguro garantia funciona em uma relação tríade:

Em poucas palavras, o seguro garantia é uma forma de garantir o cumprimento de obrigações estabelecidas entre duas partes.

Por exemplo, quando uma empresa contrata outra para a realização de um serviço, pode solicitar a apresentação de uma garantia sobre o cumprimento do contrato. Dessa forma, o seguro garantia é uma ferramenta que aumenta a confiança e viabiliza a realização de negócios.

Empresas de todos os tamanhos utilizam o seguro garantia para assinar contratos e também garantir  processos judiciais. Nas ações judiciais, inclusive trabalhistas, o seguro garantia pode substituir o valor do depósito em juízo, viabilizando que a empresa que ofereceu a garantia recorra de uma decisão judicial sem imobilizar dinheiro de seu caixa.

O uso do seguro garantia é legalmente reconhecido e é regulamentado pela Superintendência de Seguros Privados, a SUSEP, por intermédio da Circular nº 477/2013.

Existem dezenas de aplicações para o seguro garantia, em empresas de todos os ramos e tamanhos. Vamos falar sobre os principais usos: 

  • Quando uma empresa deseja participar de uma licitação e o órgão público ou empresa exige uma garantia exclusiva para a entrada na concorrência, como forma de demonstrar sua qualificação econômico-financeira e, assim, garantir a manutenção da proposta apresentada; 
  • Quando uma empresa venceu uma licitação e precisa apresentar uma garantia para assinar e realizar o contrato, seja ele de construção, prestação de serviço ou fornecimento de bem ou material; 
  • Quando uma empresa irá assinar contrato com outra e, para conclusão do negócio, é exigida a apresentação de uma garantia; 
  • Quando uma empresa deseja recorrer de uma decisão judicial trabalhista na fase de recurso e precisa apresentar um depósito em juízo para dar sequência em sua defesa; 
  • Quando uma empresa foi condenada em ação judicial e, na fase de execução dodo processo, deseja recorrer do valor da decisão e precisa apresentar uma garantia; 
  • Quando uma empresa necessita de uma tutela provisória ou de urgência e o juízo exige garantia para que a tutela seja concedida; 
  • Quando uma empresa necessita garantir um adiantamento de pagamento para dar início a execução de um contrato.


O seguro garantia pode ser utilizado para viabilizar várias outras atividades em sua empresa. Caso tenha uma demanda faça uma cotação em digital.juntoseguros.com ou se seu cliente tiver uma demanda faça uma cotação em plataforma.juntoseguros.com

Antes de falar sobre quem deve fazer a contratação, é preciso entender alguns conceitos do seguro garantia. 

Tradicionalmente, quem exige a garantia ao firmar um contrato é a empresa ou órgão público responsável pela licitação ou que contratou a obra, prestação de serviço ou fornecimento de material. Chamamos essa empresa ou órgão público de segurado, já que este receberá eventual indenização securitária. 

Do outro lado, quem contrata e apresenta o seguro garantia é o que chamamos de tomador: empresa que foi contratada para realizar a obra, fornecimento de material ou prestação de serviço. O tomador também é a empresa que contrata o seguro garantia para garantir um recurso judicial ou para participar de uma licitação aberta pelo segurado.

Tire suas outras dúvidas