Seguro Garantia para empresas: como funciona e quais são as vantagens

Seguro Garantia e Suas vantagens

Além de oferecer garantia para empresas, o Seguro Garantia é um importante instrumento para a segurança financeira dos negócios

A administração de um negócio envolve um conjunto de obrigações que exigem atenção por parte dos gestores. Uma dessas obrigações é garantir a segurança financeira da empresa. Nesse caso, o Seguro Garantia pode ser um importante aliado, pois ajuda a garantir as obrigações e, ao mesmo tempo, manter a estabilidade das finanças do negócio.

Para te ajudar a entender melhor como funciona o Seguro Garantia para empresas, preparamos o conteúdo a seguir, no qual explicamos como essa modalidade de garantia pode ajudar o seu negócio.

Guia rápido:



O que é e para que serve o Seguro Garantia para empresas?

O Seguro Garantia é um instrumento utilizado para garantir que as obrigações assumidas de uma empresa contratada (tomador) perante o contratante (segurado) sejam cumpridas, podendo servir, por exemplo, para garantir exigências contratuais.  

Organizações de vários segmentos têm encontrado no Seguro Garantia uma ferramenta mais prática e com o melhor custo-benefício para apresentar quando o contratante solicita uma garantia.

Pelo fato de sua contratação ser menos burocrática e também por outras diversas vantagens oferecidas, como a própria manutenção da saúde financeira do negócio, o Seguro Garantia para empresas é a melhor opção quando comparada à outras garantias disponíveis no mercado, como a fiança bancária e o caução em dinheiro.

Além disso, o seguro garantia também é uma opção ao depósito judicial nos processos nos quais uma empresa figure como parte de uma ação. Para saber mais sobre garantias judiciais, confira este post sobre o Seguro Garantia Judicial

Modalidades de Seguro Garantia

Entre as diversas modalidades existentes, empresas de diversos tamanhos têm à disposição o Seguro Garantia para atender a necessidades como:


Como o Seguro Garantia ajuda na segurança financeira?

O Seguro Garantia, além de ter o melhor custo-benefício em relação à caução em dinheiro e à fiança bancária, é um recurso que pode auxiliar muitas empresas a aproveitar oportunidades de negócio.

Uma de suas principais funções é oferecer segurança financeira, já que ele não compromete o fluxo de caixa da companhia e não utiliza linhas de crédito junto aos bancos. Dessa forma, garante que suas principais atividades do negócio não sejam comprometidas.



Quais são as outras vantagens do Seguro Garantia para as empresas?

O Seguro Garantia para empresas é vantajoso não somente para o governo, que a contratou, ou para o funcionário, que discute uma ação, mas para a empresa — futuro Tomador — visto que garante suas obrigações e direitos nesses casos.

Outra vantagem é que o prazo do seguro acompanha a vigência do contrato, diferente da fiança bancária que deve ser renovada uma vez por ano mediante o pagamento de taxas.

Além disso, sua contratação é mais rápida, é feita online e o risco é pulverizado em razão do processo de resseguro.

Quer saber mais sobre os benefícios do Seguro Garantia? Acompanhe o nosso blog e tenha acesso a mais conteúdos informativos. Acesse o nosso site e fazer uma cotação!


Compartilhe:
Escrito por:
Jullie
Publicado em:
07/02/2024
Eu sou Jullie, jornalista e analista de marketing da Junto Seguros. Minha missão é fazer com que o Seguro Garantia e Fiança Locatícia sejam conhecidos por todos, simplificando o tema e demais assuntos relacionados a eles. No meu tempo livre gosto de assistir filmes, séries, conhecer pessoas e viver novas experiências.

Artigos relacionados

Homem e mulher com roupas sociais conversando em frente a um prédio sobre como tirar a SUSEP

Como tirar SUSEP: entenda a certificação e como se tornar corretor de seguros

Entenda todos os detalhes que você precisa saber para tirar a certificação da SUSEP O corretor de seguros desempenha um (...)
Ler mais

Quem pode participar de licitação?

Para você entender quem pode participar de licitações é necessário que conheça algumas exigências previstas na (...)
Ler mais
Benefícios licitações para microempresas
01/03/2024

Conheça os benefícios das licitações para microempresas e empresas de pequeno porte

Conheça as condições especiais determinadas pela Lei Complementar 123/2006 para as microempresas e empresas de pequeno porte (...)
Ler mais
perguntas-frenquentes perguntas-frenquentes

Perguntas
frequentes

Perguntas frequentes

Diferente de um seguro tradicional, como de automóvel, o seguro garantia é um facilitador de negócios e se assemelha mais a uma fiança do que uma proteção.

Quando uma pessoa contrata um seguro de automóvel, ela paga o valor determinado pela seguradora para a proteção de seu veículo. Em um eventual sinistro (colisão, roubo, etc.), a seguradora é responsável pelos prejuízos comprovados ao veículo, em uma relação que envolve duas partes: seguradora e segurado.

O seguro garantia surgiu para ajudar instituições públicas e privadas que desejam segurança ao contratar outras empresas que irão construir, fabricar, fornecer ou prestar serviços. Além disso, o seguro garantia também é uma das opções de garantia aceita para qualificar empresas em processos licitatórios.

No caso do seguro garantia, uma empresa contrata a apólice de seguro quando dela é exigida uma garantia para firmar um contrato ou para que ela possa recorrer em uma ação na justiça, por exemplo. Por isso, o Seguro Garantia é diferente nos seguintes aspectos:

  • Objetivo: garantir contrato, ação judicial e etc (e não para proteção patrimonial ou de vida, por exemplo)
  • Constituição: é contratada por uma empresa para proteção de outra;
  • Pagamento do prêmio: quem contrata o seguro e paga por ele o prêmio é a empresa obrigada a oferecer a garantia;
  • Indenização: quem recebe a indenização é a empresa que exigiu a prestação da garantia ou o juízo, não quem contratou.

Dessa forma, no seguro garantia funciona em uma relação tríade:

Quem é envolvido no Seguro Garantia

Em poucas palavras, o seguro garantia é uma forma de garantir o cumprimento de obrigações estabelecidas entre duas partes.

Por exemplo, quando uma empresa contrata outra para a realização de um serviço, pode solicitar a apresentação de uma garantia sobre o cumprimento do contrato. Dessa forma, o seguro garantia é uma ferramenta que aumenta a confiança e viabiliza a realização de negócios.

Empresas de todos os tamanhos utilizam o seguro garantia para assinar contratos e também garantir  processos judiciais. Nas ações judiciais, inclusive trabalhistas, o seguro garantia pode substituir o valor do depósito em juízo, viabilizando que a empresa que ofereceu a garantia recorra de uma decisão judicial sem imobilizar dinheiro de seu caixa.

O uso do seguro garantia é legalmente reconhecido e é regulamentado pela Superintendência de Seguros Privados, a SUSEP, por intermédio da Circular nº 477/2013.

Existem dezenas de aplicações para o seguro garantia, em empresas de todos os ramos e tamanhos. Vamos falar sobre os principais usos: 

  • Quando uma empresa deseja participar de uma licitação e o órgão público ou empresa exige uma garantia exclusiva para a entrada na concorrência, como forma de demonstrar sua qualificação econômico-financeira e, assim, garantir a manutenção da proposta apresentada; 
  • Quando uma empresa venceu uma licitação e precisa apresentar uma garantia para assinar e realizar o contrato, seja ele de construção, prestação de serviço ou fornecimento de bem ou material; 
  • Quando uma empresa irá assinar contrato com outra e, para conclusão do negócio, é exigida a apresentação de uma garantia; 
  • Quando uma empresa deseja recorrer de uma decisão judicial trabalhista na fase de recurso e precisa apresentar um depósito em juízo para dar sequência em sua defesa; 
  • Quando uma empresa foi condenada em ação judicial e, na fase de execução dodo processo, deseja recorrer do valor da decisão e precisa apresentar uma garantia; 
  • Quando uma empresa necessita de uma tutela provisória ou de urgência e o juízo exige garantia para que a tutela seja concedida; 
  • Quando uma empresa necessita garantir um adiantamento de pagamento para dar início a execução de um contrato.


O seguro garantia pode ser utilizado para viabilizar várias outras atividades em sua empresa. Caso tenha uma demanda faça uma cotação em digital.juntoseguros.com ou se seu cliente tiver uma demanda faça uma cotação em plataforma.juntoseguros.com

Antes de falar sobre quem deve fazer a contratação, é preciso entender alguns conceitos do seguro garantia. 

Tradicionalmente, quem exige a garantia ao firmar um contrato é a empresa ou órgão público responsável pela licitação ou que contratou a obra, prestação de serviço ou fornecimento de material. Chamamos essa empresa ou órgão público de segurado, já que este receberá eventual indenização securitária. 

Do outro lado, quem contrata e apresenta o seguro garantia é o que chamamos de tomador: empresa que foi contratada para realizar a obra, fornecimento de material ou prestação de serviço. O tomador também é a empresa que contrata o seguro garantia para garantir um recurso judicial ou para participar de uma licitação aberta pelo segurado.

Tire suas outras dúvidas